Memorial Anísio Gorayeb

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CME / "MEMORIA ANÍSIO GORAYEB"

Localizado na ladeira Comendador Centeno, na confinação da Rua: José Bonifácio, o sobrado conhecido populamente como prédio ladeira Comendador Centeno, tem vínculos enraizados na História de Porto Velho. Serviu de sede a Superintêndencia Municipal, depois Prefeitura do Município, presenciando a instalação da Câmara Municipal. Fatos e decisões memoráveis ali ocorreram, ocasionabdo o seu tombamento histórico - Lei nº 1.099, de 26 de maio de 1993, sancionada pelo prefeito José Guedes.

A edificação em apreção foi construída no início do século XX, em estilo eclético, apresentando nas quinas detalhes decorativos, tendo cobertura de telhas marselhas, janelas e portas altas e colunas utilizando trilhos da E.F.M.M.

RESUMO HISTÓRICO:

• O prédio foi construído como residência do comerciante João Soares Braga e em 1924, adquirido pelo superintendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura para ser a Superintendência Municipal (Prefeitura).
  • Criticado pelo Jornal Alto Madeira pela compra, Tanajura responde: "Eu olho para o futuro".
  • A 15 de novembro de 1924 ali foi instalada a prefeitura, presentes autoridades da Madeira-Mamoré e do município de Santo Antônio (MT) e moradores de Porto Velho.
  • A parte cultural da festa ficou por conta da banda de música da escola do professor Raul Andrade, composta por 10 jovens.
  • Ali funcionou a prefeitura até 1969, quando foi inaugurado o novo prédio da prefeitura hoje Palácio Tancredo Neves.
  • Reinstalada ali em 1969, a Câmara Municipal funcionou no prédio até 1985.
  • Em 1993 a Câmara Municipal aprovou a Lei 1099, de 26 de maio, sancionada pelo prefeito José Guedes, tombando o prédio como Patrimônio do município.
  • Mesmo assim o prédio foi abandonado e aos poucos sendo destruído.
  • A partir de 2010 a Associação Cultural Rio Madeira - ACRM, apoiada por entidades culturais, a imprensa propôs a recuperação do patrimônio.
  • eM 2013 o vereador Allan Queiroz, presidente da Câmara Municipl, acatou a proposta e destina 1,2 milhões para a obra acompanhada pela Procuradora de Jutiça, Aidee Torquato, do MPRO,
  • A 1º de dezembro de 2014 o prédio foi inaugurado e denominado "Memorial Anísio Gorayeb", presidente da Câmara Municipal em 1969.
  • Durante mais de um ano o prédio ficou abandonado, outra vez destruído até que pela Lei Municipal nº 2.311, de 22 junho de 2016, foi disponibilizado para sediar o Conselho Munipal de Educação - CME, e recuperado.
  • No prédio funcionaram: Prefeitura, Câmara, Procuradoria de Justiça, Bombeiros, IBGE, Batalhão Feminino da PM, Termoelétrica da Municipalidade, IBRA, associações de classe e, por fim, moradia de sem teto.